Sempre que vamos fazer uma viagem internacional precisamos analisar muito bem a questão do câmbio. Varia muito de moeda para moeda e país para país. Varia qual país cobra maiores taxar de câmbio, qual a sua moeda é mais buscada, limites de lucro impostos às casas de câmbio, etc. Tudo isso influencia no valor final que as casas de câmbio conseguem fazer.
No Chile não é diferente. Então a pergunta campeã que eu recebo de todos os leitores é “Troco dinheiro no Brasil ou no Chile” e a segunda pergunta mais feita é “Levo real ou dólar”.
Pois bem, claro que sempre você deve fazer uma pesquisa de mercado, mas já adianto que em 99,9% das vezes vai valer muito mais a pena trocar dinheiro no Chile (em Santiago). São as melhores cotações que você vai encontrar. Isso na cidade de Santiago e não no aeroporto, pois as taxas dentro do aeroporto são muito altas.
Eu sempre estou informando nas redes sociais quanto está a cotação atual, acompanhe por lá ou me pergunte que sempre vou saber a melhor cotação da cidade. As melhores casas de câmbio estão na rua Agustinas no centro e também na Pedro de Valdivia, em providência.
Geralmente a cotação na alta temporada fica pior, pois aumenta a demanda por peso (o que é normal). Para se ter como base anos anteriores, no verão chegou a bater 1 real = 195 pesos e no inverno caiu para 1 real = 160 pesos. Varia nessa faixa de amplitude. Na pandemia, chegou a ser 1 real = 140 pesos, muito ruim para o turista.
Na tabela exposta sempre vai aparecer um valor para COMPRA e um valor para VENDA. Você deve olhar o valor de COMPRA quando for dar reais em troca de pesos, e olhar o valor de VENDA se for “destrocar” o que sobrou, ou seja, dar os pesos em troca de reais.
Se você irá direto para outra região do Chile, e não terá tempo para trocar na casa de câmbio de Santiago, informe-se se a cidade que você vai tem casas de câmbio e o horário de funcionamento. Cidades turísticas sempre tem, como San Pedro de Atacama, Pucón, Puerto Natales. Ainda sim vale mais a pena trocar nesses locais do que no aeroporto.
De uma forma geral, a ordem de preferência para a troca é Cidade de Santiago > Cidade turística do Chile > Cidade do Brasil > Aeroporto de Santiago > Aeroporto do Brasil.
Evite ao máximo fazer câmbio em aeroporto, se quer jogar dinheiro fora me manda um pix hehe.
Mas Renato, como vou gastar dinheiro até trocar na casa de câmbio em Santiago? Cartão de crédito é uma boa opção, lembra de liberar para uso fora do Brasil. Tem IOF, mas o câmbio do cartão geralmente é razoável. Mas apenas para os gastos iniciais, para a maior parte o ideal é trocar dinheiro em espécie mesmo. Você pode também trocar só um pouco no Brasil e o restante em Santiago. Depende do dia da semana que for chegar, as cotações são menores aos domingos e muitas casas de câmbio estão fechadas, então planeje isso também.
Agora vamos falar da segunda pergunta mais feita: levar real ou dólar? Bom, quanto a isso eu sempre fui do time do tanto faz. A cotação para real e dólar no Chile varia pouco, então as vezes pelas taxas não valha a pena fazer câmbio duas vezes. Isto é, se você já tem dólar, traz os dólares. Se só tem real, traz os reais.
A única recomendação para usar dólar é para pagar a hospedagem. Quando você paga em dólar tem desconto de 19% no IVA. Esse é um imposto que sempre é colocado em cima do valor ofertado do serviço. Quando o hotel recebe em dólar, ele não acrescenta esse valor. Então vale a pena. Se você conseguir, compre os dólares suficientes no Brasil, mas se não der, tem como comprar na própria casa de câmbio daqui. Você troca uma parte para pesos para usar na viagem e uma quantia para dólares, e daí paga seu hotel.
Horários de funcionamento das casas de câmbio:
Centro de Santiago ou Providência:
Rua Agustinas ou Pedro de Valdivia
Segunda a sexta 09h00 – 18h00 – após esse horário, pode ter alguma aberta mas com cotação menor
Sábado – 10 às 16h – com cotação menor
Domingo – geralmente tem uma ou duas aberta com cotação ruim
Shoppings:
Funciona todos os dias das 10h00 as 22h00 mas não tem boa cotação.
Aeroporto:
Funciona durante 24 horas por dia com a pior cotação que existe
RECOMENDAÇÕES:
– Se for chegar final de semana, troque apenas o necessário até segunda feira, depois troque o restante. Você vai conseguir uma cotação bem melhor e fazer seu dinheiro render mais.
– Confira as notas, as casas de câmbio são de confiança mas pode passar algo despercebido por eles também.
– Conte os valores em real na frente do vendedor antes de entregar e conte de novo os valores em pesos que ele te der.
– Guarde bem seu dinheiro, não aceite ajuda de ninguém. Cuidado que você pode ser seguido até algum momento de distração para furtarem seu dinheiro. Ideal ter uma doleira dentro da calça.
Nossa missão é fazer a sua viagem ao Chile ser uma experiência inesquecível.
Preencha o nosso formulário e entraremos em contato com você para montarmos juntos seu roteiro personalizado.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Lógica Digital
Deixe uma resposta