O que fazer na cidade de Santiago em 2 dias – Roteiro a pé

Toda cidade sempre tem aquele bom e velho city tour para a gente conhecer, com a parte histórica da cidade e alguns pontos turísticos mais conhecidos. Claro que em uma capital do tamanho de Santiago tem diversas coisas para visitar, que precisaria de muito tempo para conhecer tudo. Porém tem os que são mais buscados pelos turistas, e esse é meu papel aqui. Ajudá-los a montar um roteiro legal para fazer na cidade.

Separei alguns deles nessa lista, a sugestão base aqui será para dois dias inteiros na cidade de Santiago, lugares onde você pode visitar a pé dependendo de onde tiver hospedado, ou no máximo pegar um transporte para chegar no ponto inicial e depois continuar tudo a pé.

Se você gosta de saber mais detalhes e histórias de cada local, recomendo que contrate um guia para te acompanhar nesses pontos, ele vai fazer vocês aproveitarem melhor o tempo (pois não vão precisar ficar olhando no mapa e procurando como ir) e também passar bem mais informações. Mas se quer economizar com isso ou gosta de fazer essas coisas sozinho, vai aqui a lista para vocês seguirem.

Na lista, eu coloco sempre o nome que vocês encontram no Google Maps, então é só escolher quais vocês vão passar, fazer sua listinha e ir jogando no app e seguir o que ele mandar. ATENÇÂO: cuidado com o celular em locais públicos, principalmente na parte central. Um mapinha impresso que te entregam no hotel também pode ser uma boa para acompanhar, a maioria desses pontos fica sinalizado nesses mapas.

 

DIA 1:

1 – Troca da guarda La Moneda

Projetado originalmente para ser a Casa da Moeda do Chile durante o período colonial, o Palácio de La Moneda se tornou a sede da Presidência da República do Chile em 1845. A troca da guarda é quando os guardas do palácio trocam de turno e é um evento tradicional da cidade que acontece a cada 48 horas (dia sim dia não) às 9h50 de segunda a sexta e às 10h50 aos finais de semana e feriados. Planeje seu dia de city tour no dia certo do evento e chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência para pegar um lugar legal para acompanhar. Os guardas chegam pela rua lateral ao palácio e ela ocorre via de regra na parte de trás do palácio (do outro lado da avenida principal), as vezes por motivos pontuais ela pode ocorrer na parte da frente. Chegue antes e se informe com algum guardinha onde será naquele dia.

 

 

2 – Paseo Bandera

A Paseo Bandera é uma rua muito conhecida no centro de Santiago por ser ótima para fazer fotos. Cheia de artes, cores, grafites e pinturas, é uma rua que foi proibida a circulação de veículos e fica aberta para pedestres, ao final tem um túnel também todo colorido que leva ao outro lado da Avenida Alameda. Nessa parte do roteiro indicamos ir até o túnel e depois voltar até onde você cansar de conhecer, ela cruza a rua Agustinas, que é nosso próximo ponto.

 

3 – Rua Agustinas

Aqui não é bem um ponto turístico, mas é uma parada muito necessária para quase todos. A rua Agustinas cruza a rua Bandera que você estava tirando suas lindas fotos, você pode dar um pulinho nas casas de câmbio, escolher a bom melhor cotação, e voltar para subir o restante da rua Bandera até a rua Compañia de Jesús, onde você segue a direita para a Plaza de Armas, nosso próximo ponto.

 

4 – Plaza de Armas

Se você seguir o caminho que indiquei, você vai passar em frente ao Museu de Arte Precolombino e ao Palácio da Justiça. O museu expõe artes de antes da chegada dos espanhóis pelo Chile, para quem gosta de arte e história é vale a pena a visita, porém como estamos fazendo um roteiro de apenas 2 dias na cidade, se entrar no museu fica um pouco apertado conhecer os demais pontos. Agora na Plaza de Armas propriamente temos diversos pontos para conhecer. Temos a Catedral Metropolitana, que muitas vezes está aberta para a visitação, o Museu da História Nacional (legal de conhecer também se tiver com mais tempo), e o belo prédio dos correios, admirado por sua arquitetura. Além disso, o mais novo ponto turístico da praça, inaugurado em março de 2019 junto de obras de renovação do entorno da Plaza de Armas, o letreiro STGO, sigla usada para abreviar o nome da cidade.

 

 

5 – Mercado Central

Já está dando fome, não é? Se vocês não enrolaram muito nos pontos turísticos até aqui, estamos no almoço ou até um pouco atrasados. O que importa é que um lugar muito bom para comer uma comida típica (lê-se frutos do mar) é no Mercado Central, e eu recomendo o restaurante El Galeón que fica logo na entrada do mercadão. Após o almoço, podem ver algumas coisinhas dentro do mercado e até comprar alguns souvenirs para levar para o Brasil. O cardápio tem diversas opções, desde pratos com carnes de boi e frango para quem não curte os frutos do mar, até pratos mais sofisticados. Se quiserem provar algo bem raíz, recomendo pedir a famosa Centolla (se pronuncia “centóia”), que é um caranguejão típico das águas gélidas do sul do continente. Mas prepara o bolso porque o preço é salgadinho, em torno de CLP 60.000 pesos com alguns acompanhamentos. Consulte bem o cardápio e as condições de combos no dia que for.

 

 

6 – Parque Forestal

O parque Forestal é um parque urbano, onde está localizado o Museo Nacional de Bellas Artes. Esse, em minha opinião, já não é tão interessante quanto os outros já citados aqui. Acho válido mais para quem gosta muito ou estuda coisas relacionadas. Mas não estamos aqui pelo Museo e nem pelo parque, que também não tem muitos diferenciais. Estamos passando por aqui somente por ser um caminho agradável entre o Mercado Central e o Bairro Lastarria.

 

7 – Bairros Lastarria e Paris-Londres

Lastarria é um bairro boêmio com ruas arborizadas e repleto de hotéis boutique, bares e restaurantes modernos e vendedores de rua com artesanatos e lembranças locais. É um local agradável, onde vocês podem almoçar também caso não se interessem muito pela comida do Mercado Central. Nesse bairro também está localizado o Cerro Santa Lucia, nosso último ponto turístico do dia. Mas antes dê uma olhadinha no relógio, vê quanto tempo falta para escurecer para decidir se dá tempo de andar 10 minutinhos até o Bairro Paris-Londres para se lembrar um pouco da sua viagem à Europa (ou se imaginar em uma), fazer algumas fotos e aí sim irmos para o último local.

 

 

8 – Cerro Santa Lucia

Sei que vocês já estarão cansados, mas deixem para descansar no hotel a noite ou no Brasil, agora é hora de aproveitar a viagem. O topo do cerro tem uma vista incrível e de perto da cidade de Santiago e da Cordilheira dos Andes. Tem uma altura de 69 metros e subimos com rampas e escadas. Se você tiver muito cansado ou então o tempo gastou mais tempo que devia nos outros pontos e não vai dar para subir, sem grandes problemas, tudo bem, no roteiro de amanhã iremos subir o Cerro San Cristóbal e o Sky Costanera, que também tem vistas lindas da cidade e cordilheira.

Por que eu indico fazer tudo isso logo no mesmo dia? Porque fica tudo na parte central de Santiago e assim você já faz o centro. Mas se você achar muita coisa para um dia só ou quiser ver algum museu com mais calma por exemplo, nada impede de pular algo e voltar outro dia para o centro para fazer aquele ponto e depois continuar o roteiro do segundo dia. Ou se você tiver hospedado no centro, pode deixar algo para fazer no outro dia também antes de começar a seguir o que está aqui.

 

 

DIA 2:

 

1 – La Chascona:

 

Essa é a casa de Pablo Neruda em Santiago. Neruda foi um dos maiores escritores da América Latina, faleceu em 1973 e deixou 3 casas que se tornaram museus. Se tem vontade de conhecer alguma casa por dentro, recomendo ir nesta de Santiago. Em Valparaíso tem outra, La Sebastiana, mas geralmente os passeios por lá passam apenas pela parte de fora da casa, não tendo tempo de entrar para visitação.

 

 

2 – Pátio Bellavista

Próximo à La Chascona está o Patio Bellavista, um centro comercial mais moderno com diversos restaurantes que ocupa um quarteirão inteiro do bairro. Pode ser uma opção para almoçar já que está próximo, mas também tem diversos restaurantes mais em conta pelo bairro. Recomendo que vá alguma noite também jantar por lá, o local fica bem bonito a noite. No pátio tem os mais variados tipos de refeições, desde comida japonesa, peruanas, hambúrgueres, pizza e muito mais. Você vai encontrar por lá cafés e sorveterias também muito prestigiados.

 

 

3 – Pio Nono

 

Essa é a rua que te leva do Pátio Bella Vista até a entrada do Cerro San Cristóbal, é uma das ruas mais animadas para a vida noturna. Diversos bares e boates nela e nas ruas próximas também. Durante o dia, alguns bares servem almoços também. Por agora passamos por ela apenas porque faz parte do caminho, mas recomendo voltar algum dia a noite também. Para quem gosta de uma agitação, o PubCrawl começa e um bar aqui.

 

4 – Cerro San Cristóbal

 

Esse é o ponto turístico que vai te consumir mais tempo, pois nele tem diversos locais para visitar e é bem grande. Pela entrada da Pio Nono fica o funicular, que vai te levar até quase onde fica a Virgem. Na metade do funicular, tem um zoológico pequeno, sinceramente não vi muita graça nele, mas se tiver com criança pode ser uma atividade legal para eles. Lá em cima você encontra barracas que vendem algumas coisas para comer, beber e também alguns souvenirs. Pode ser um bom local para tomar um Mote com Huesillos, bebida típica chilena. Depois pegue o teleférico e desça na primeira estação. Aqui você pode andar pelos arredores, tem vistas muito bonitas de Santiago com o Sky Costanera e cordilheira de fundo, tire boas fotos. Também tem acesso à piscina Tupahua, aberta no verão, além do Jardim Mapulemu. Depois volte para a estação para pegar o segundo trecho do teleférico que vai te levar para o outro acesso ao parque que fica na rua Pedro de Valdivia. Mas calma, ainda tem outro ponto dentro do parque: o jardim japonês.

 

5 – Jardim Japonês

Depois de descer do teleférico você vai ver uma placa que te indica o caminho até o jardim. Lá é o cenário perfeito para quem quer uma boa vista de Santiago. Muito eventos da comunidade japonesa chilena também são feitos por aqui.

 

6 – Sky Costanera

 

Saindo do parque você tem a opção de seguir pela Pedro de Valdivia até o metrô se quiser ir embora, ou pegar a rua lateral a esquerda que sai direto no Sky Costanera caminhando cerca de 10 minutos. Se tiver dúvida, pergunte ao guarda do parque que ele te indicará o caminho exato. O SKY é o maior edifício da América Latina e fica no 61º andar do Shopping Costanera a quase 300 metros de altura. Muito maior que todos demais prédios de Santiago, você consegue tem uma vista 360º da cidade incrível lá de cima. Tente chegar antes do pôr do sol, assim você aproveita a vista de dia, o pôr do sol e a vista noturna, com as luzes acesas fica mais bonito ainda. Fique atento ao horário do pôr do sol, pois varia muito de estação para estação. O valor do ticket para adulto é de CLP 15.000 e criança acima de 4 anos CLP 10.000.

 

 

7 – Shopping Costanera Center (Hard Rock)

 

Descendo do Sky, você pode dar umas voltas pelo Shopping, tem algumas lojas de marcas importadas com opções mais baratas que no Brasil. No último piso tem as praças de alimentação tradicional de shopping e também uma parte com restaurantes mais refinados. Mas o que recomendo mesmo é passar pelo Hard Rock Café, é uma experiência bem legal. Além de muito bonito, tem drinks e comidas muito boas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Via Whatsapp