Embalse el Yeso – Cajon del Maipo – a paisagem mais buscada por turistas no Chile

EDIT: Devido ao grande movimento e a falta de estrutura do lugar, e também por já terem ocorridos alguns acidentes muito sérios, o local é sempre monitorado. Existem restrições de entrada de veículos de acordo com a época do ano e também de circulação de pessoa, o que pode deixar o passeio inviável por se tornar muito restritivo por lá, sem as paradas nos pontos legais para foto. Sendo assim, geralmente optam por ir a Portillo, que tem uma paisagem muito semelhante ao Embalse, considere essa possibilidade de troca no seu roteiro.

 

Falando de Embalse el Yeso…

Muito provavelmente, ao ver as fotos de alguém que já viajou para o Chile, você se deparou com uma foto de uma lagoa azul com montanhas de fundo. Apesar de o Chile ter alguns locais com esse cenário, é quase certo que essa foto seja no Embalse el Yeso – uma das atrações mais famosas da região do Cajón del Maipo. O Embalse, que quer dizer “reservatório” em espanhol, é uma represa feita com o objetivo de levar água potável para toda a região metropolitana de Santiago que é formada pelo degelo dos picos da Cordilheira dos Andes e pelas águas do rio El Yeso, sendo construída na década de 1960.

O Embalse fica aproximadamente a 2600 metros de altitude e atualmente fornece cerca de 70% da água consumida pela população da capital chilena. O local impressiona pela cor azul turquesa que reflete as montanhas e causa uma imagem de tirar o fôlego para quem chega. O reflexo das montanhas na água fica ainda mais perfeito quando não está ventando e a água está praticamente parada.

O cenário vai variar com a época do ano, mas sem dúvida é um local que vale a pena visitar em todas as estações, pois ele não decepciona nunca em beleza.

Nas fotos abaixo, temos 3 exemplos de cenários diferentes que vocês podem encontrar.

A primeira foto foi tirada no inverno após uma madrugada de nevasca, além de as montanhas ao fundo estarem totalmente brancas, há uma grande quantidade de neve no chão onde temos acesso, deu até pra brincar na neve nesse dia. Lembrando que a ideia desse passeio não é brincar na neve, o local não conta com infraestrutura com segurança para isso, para esse objetivo há passeios para parques de neve e estações de esqui.

A segunda foto já é um cenário encontrado pós inverno, já não temos mais neve no chão onde temos contato e também já derreteu boa parte da neve das montanhas. Mesmo durante o inverno, as vezes quando ficam alguns dias sem nevar, também podemos encontrar a paisagem assim.

 

Por fim, a terceira foto já é um cenário de verão e outono até antes das primeiras nevascas. Aqui já quase não temos mais parte branca nas montanhas, ficam apenas alguns trechos que sempre estão ali (porém a cada ano essas partes que “nunca derretem” estão diminuindo).

Esse lugar encantador inspira muitas pessoas e principalmente vira cenário romântico de muitos casais. Já foram diversos pedidos de namoro e casamento por aqui. Então já prepara a surpresa para a parceira ou parceiro.

Além disso, um fato curioso sobre o local é que ele já serviu para as gravações do clipe da cantora brasileira Ludmilla, da música “Não quero mais”.

 

(Foto: Youtube – Clipe da música “Não Quero Mais” – LUDMILLA)

 

Por isso que eu sempre digo, um local digno de cartão postal não pode ficar de fora do roteiro de quem está vindo para o Chile, mesmo que seja uma viagem rápida, dê um jeito de encaixar no seu planejamento.

 

Como chegar?

Você pode escolher entre duas formas de ir até o Embalse el Yeso. Uma delas é alugar um carro e ir pelo GPS, tomando muito cuidado com a estrada que eu acho perigosa e com muitas curvas sem proteção. Atente-se ao estado do carro que está alugando. Dependendo da época do ano, você precisa consultar a situação da estrada, pois ela é fechada em casos de nevascas fortes. É obrigatório que o carro tenha correntes para colocar no pneu para subir a cordilheira em caso de neve na pista, as correntes servem para aumentar o atrito entre o pneu e a pista a fim de diminuir a derrapagem. Além disso, qualquer problema, você estará no meio da Cordilheira dos Andes sem acesso à internet.

A outra forma de ir, e também a que recomendo, é com uma excursão. Existem diversas agências que fazem esse passeio. Nós do Explora Chile temos parceria com as melhores operadoras de passeios e ao montar seu roteiro com a gente você fará tudo com aproveitamento máximo e melhor custo-benefício. Não é só pela segurança que recomendamos fazer o passeio com uma excursão, é também pela riqueza de informação. Na van vai sempre um guia que fala português e vai explicar toda a região, parar em diversos pontos turísticos durante o percurso, além de saber os melhores pontos para fotos. Você faz tudo sem nenhuma preocupação. O percurso tem cerca de 100km da capital até a região de Cajón del Maipo.

 

Como funciona o passeio?

Geralmente esse passeio sai bem cedo, a van passa para te buscar no Hotel antes mesmo do café da manhã (é necessário ser cedo por causa do transito de Santiago e grande movimento nas estradas da Cordilheira que não são boas). Além disso, chegar antes da galera garante que você tenha uma experiência melhor.

No caminho é feita parada para banheiro e café da manhã (geralmente não incluso no valor – sempre consulte essas informações ao contratar o tour). Atenção que seu guia te informará quando é o último banheiro, aproveite para zerar o tanque porque lá no Embalse não tem estrutura turística para esses fins)

Conforme vamos nos afastando da cidade, a paisagem vai mudando e a Cordilheira vai ficando cada vez mais próxima e já conseguimos ver os picos de gelo.

É comum sentir um pouco de enjoo, principalmente se for o primeiro passeio para altitudes elevadas e com muitas curvas. Por isso recomenda-se que não suba de estômago vazio pois pode agravar esse quadro, ideal que coma algo leve, além de se manter bem hidratado. Sugiro levar uma garrafa com água para beber na van e algum lanchinho prático.

Durante o percurso até o Embalse que é o ponto principal, é comum pararem em alguns pontos turísticos como Túnel Tinoco e Salto el Yeso (cachoeira). Ao final geralmente montam uma mesa de picnic com alguns petiscos e vinho, retornando para Santiago por volta de 17:00. Lembrando que essas informações veriam de acordo com a agência que você contratar, por isso informe-se bem do seu roteiro e o que está incluso e o que precisa levar para o tour, pois ficará praticamente um dia inteiro fora.

 

Como reservar?

Quando você solicita um atendimento com a gente, iremos entrar em contato para montarmos um roteiro bem legal para sua viagem. Se você quiser esse passeio, basta escolher o dia e fazemos a reserva para você desse e de todos os outros, com a garantia de serem passeios com a qualidade que sua viagem merece.

Quando ir?

O Embalse el Yeso e Cajón del maipo é um dia que vale a pena fazer o ano todo. Não tem como se decepcionar com a paisagem. Se você é o viajante que curte paisagens naturais e conhecer um pouco da história local, faça-o.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Via Whatsapp