A pergunta feita por 11 em cada 10 pessoas que estão planejando uma viagem para o Chile com certeza é: Qual é a melhor época para ver neve em Santiago?
E a resposta é: nunca! Ou quase nunca. Pois é, muitos pensam que irão ver neve em Santiago, mas a verdade é que são raros os eventos em que neva na cidade. Mas calma, claro que você vai ver neve na sua viagem, porém ela é encontrada nos passeios feitos para a Cordilheira dos Andes, que saem de Santiago. Existem várias opções de passeios para ter contato com a neve, sendo os principais deles para as estações de esqui mais próximas da capital chilena, como o Valle Nevado, Parque Farellones, El Colorado e La Parva.
Ao contrário do que muitos pensam, o Chile não tem neve o tempo todo, pelo menos não onde conseguimos ter acesso. Existem épocas onde a neve é mais abundante, e claro que é no inverno. Oficialmente o inverno vai de 21 de junho a 21 de setembro, mas a natureza nem sempre obedece exatamente essas datas para soltar os tão desejados floquinhos de neve. Por isso, para ter uma certeza maior de encontrar neve, eu sempre recomendo que planeje sua viagem para os meses de julho até a primeira semana de setembro.
A Cordilheira dos Andes é imprevisível, já teve ano que a neve chegou mais cedo e foi embora mais tarde, mas nunca podemos prever com tanta antecedência a natureza. Em raros momentos, nevou na cordilheira até mesmo no auge do verão, porém é uma neve rápida que geralmente só consegue ter contato quem tem a sorte de ir no dia seguinte da madrugada que nevou, e logo ela derrete e vai embora.
Se a ideia é praticar esportes de neve e até mesmo brincar nas atividades de parques de neve, o período é mais restrito ainda, isso porque as estações de esqui só abrem com um nível alto de neve e fecham quando ela já está derretendo. Varia de ano para ano, mas geralmente elas ficam abertas de final de junho a início de setembro. Porém, mesmo depois do período das estações de esqui, ainda é possível subir a Cordilheira para ter contato com a neve e brincar um pouco.
As temperaturas no inverno em Santiago são bem baixas, podendo chegar a valores abaixo de zero graus de madrugada, com máximas de 15ºC. Já no alto da Cordilheira, pode chegar até -15ºC, então preparem-se para um frio extremo, estejam bem agasalhados e com roupa apropriada para neve (se fizer o passeio com alguma agência, geralmente eles passam em algum local para fazer a locação de roupas térmicas e impermeáveis).
É possível também ter contato com a neve em outros passeios pela Cordilheira, como para o Cajon del Maipo, Embalse el Yeso e Portillo, porém esses são passeios mais panorâmicos, para admirar a paisagem e tirar belíssimas fotos. Não são locais com estrutura e segurança para atividades na neve, por isso geralmente não se aluga roupar de neve para esses passeios, pois você deixa para rolar na neve quando for fazer os passeios para as estações de esqui e parque Farellones.
Nossa missão é fazer a sua viagem ao Chile ser uma experiência inesquecível.
Preencha o nosso formulário e entraremos em contato com você para montarmos juntos seu roteiro personalizado.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Lógica Digital
Deixe uma resposta